terça-feira, 2 de abril de 2013

O mistério do nó na gravata


Dar nó em gravata só é fácil se você trabalha de terno todos os dias, pois já deve estar craque em manuseá-la, pois ao contrário, um simples nó fica muito complicado.
Os tipos de nó de gratava
Existem pelo menos 80 maneiras possíveis de se dar um nó na gravata, sabia? Vamos ensinar quatro tipos de nós de gravatas, os mais usados.
Siga os passos abaixo:
Nó simples
Como o nome já diz, é o mais simples de todos. É o nó que mais combina com colarinhos estreitos e é o mais usado pelos brasileiros. Não tem muito mistério.



·         Cruze a parte mais larga sobre a outra parte.
·         Passe a parte mais larga por trás
·         Complete a volta
·         Passe a parte larga por dentro da volta formada rente ao pescoço.
·         Para terminar o nó, passe a ponta larga por dentro da volta menos formada antes.

Nó duplo

É bastante parecido com o nó simples. A única diferença é que exige uma rotação a mais antes de fazer o nó. Ele só não é indicado para gravatas com tecidos mais grossos.



·         Passe pela primeira vez a parte larga em volta da parte estreita.
·         Passe pela segunda vez.
·         Coloque a parte larga voltada para cima por baixo da gravata e deslize-a pela fivela formada na rotação.
·         Ajuste o nó obtido
Nó meio Windsor
Este nó já tem um grau de dificuldade um pouco maior e exige gravatas finas ou pouco espessas. É mais elegante do que os dois primeiros e adequa-se perfeitamente em camisas de colarinho clássico ou aberto.




·         Coloque a gravata em volta do pescoço com a parte estreita bem em cima da cintura
·         Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento e faça uma fivela subindo a parte larga sob a gravata e faça-a sair.
·         Passa a parte larga horizontalmente por trás, depois pela frente da parte estreita.
·         Entre o cruzamento, passe verticalmente a parte larga sob a gravata e deslize-a na fivela.
·         Mantenha a parte estreita. Puxe sobre a parte larga para formar o nó. Deslize-o  até ao último botão do colarinho da camisa e centre-o.
Nó Windsor
Este é o nó mais chique de todos. Seu nome deriva do Duque de Windsor, que o popularizou. Como é um nó volumoso, deve ser feito de preferência em colarinhos afastados, italianos ou mesmo Windsor. Além de ser o mais chique, é também o mais complexo.


Preparação: Ponha a sua gravata em redor do pescoço depois de ter fechado o ultimo botão da camisa e de ter voltado para cima o colarinho. As duas partes da gravata são colocadas de forma assimétrica. A parte larga é deixada muito mais comprida do que a parte estreita.
·         Cruze a parte larga sobre a parte estreita. Mantenha o cruzamento, e ao lado, faça uma fivela subindo a parte larga sobre a gravata e rebaixe-a.
·         Ponha a parte grande para o outro lado sob o cruzamento. Faça outra fivela subindo a parte larga sobre a gravata e baixando-a.
·         Passe horizontalmente a parte larga pela frente da parte estreita.
·         Passe verticalmente a parte larga sob a gravata e faça passar a parte larga na fivela.
·         Mantenha a parta estreita, puxe delicadamente sobre a parte larga para apertar a gravata; centro o nó ao alto e ao meio do colarinho.

 Pronto, agora você já conhece alguns tipos de nós mais usados em gravatas, e tornará mais fácil o seu dia a dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário